Açaí gera renda na região

0

Atualmente, 90% do mercado produtivo do açaí está concentrado no Pará, e isto inclui, a Vila Timboteua, que tem a renda voltada quase que exclusivamente para a produção e comercialização deste, um processo que envolve e beneficia muitas famílias.

A extração do açaí começa cedo, quando as canoas saem para a colheita nas áreas destinadas ao cultivo deste. São dezenas de canoas que carregam o fruto, são dezenas de famílias que conseguem assim seu sustento
E, quando descarregam os sacos cheios de açaí, aparece a marca do trabalho da prefeita Socorrinha Pinheiro. Os trapiches municipais das Vilas Timboteua e Boa Vista foram feitos com adaptação para a carga e descarga de produtos agrícolas, em especial de açaí, de modo a tornar o trabalho mais seguro e eficaz. Assim, como os ramais foram revitalizados para facilitar este processo.

Depois de descarregado, é hora de pesar em latas. Cada saco rende em torno de 4 latas, vendidas em torno de R$ 20,00. Um saco custa, em média R$ 80,00. Diariamente, são comercializadas cerca de 800 sacos, destinados para venda em toda região do Salgado, Belém e região metropolitana e até o Maranhão.
Em breve será inaugurada uma fábrica na Vila Timboteua destinada à comercialização da polpa de açaí, trazendo mais visibilidade e rentabilidade para os produtores locais.

O açaí não é retirado apenas da Vila Timboteua. Nas Vilas da Curva e Boa Vista e na comunidade da Ilha também, fazendo, com que este se torne o centro econômico destas, trazendo lucros, benefícios e progresso para as localidades e para os moradores.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade