O encontro para tratar do plano de execução do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos aconteceu, na manhã do dia 22, com a presença dos secretários municipais de Agricultura, Jorge Elias, e de Promoção Social, Eliana Rolim, o vice-prefeito Antônio Manoel e a prefeita Socorrinha Pinheiro, representante da Emater, agricultores e famílias beneficiadas.
O objetivo do encontro era discutir sobre a Proposta Emergencial de Repactuação Nº 3562/2020 e a aplicação desta no município, que irá expandir, nesta nova fase, para beneficiar um número maior de agricultores, incentivando o crescimento da agricultura familiar na região.
Um dos novos agricultores do PAA, Antônio Costa frisa que o município abraçou esta novidade e a coloca em prática com muita competência e empenho: “isto beneficia o produtor que passa por dificuldades, devido os tempos difíceis, e traz muitos frutos”.
E esta alegria se estende até a gestão municipal. “Cada vez mais aumentamos os beneficiados neste programa, produtores e famílias. Se começamos com poucos agricultores, hoje triplicamos esse número. É gratificante!”, afirma a prefeita Socorrinha Pinheiro.
Jorge Elias, secretário de Agricultura, ressalta que “são repassados, para cada agricultor, uma faixa de R$6.500,00 na aquisição de produtos agrícolas, trazendo benefícios para a agricultura de Nova Timboteua”.
Vale explicar que as famílias que recebem o kit de frutas e verduras precisam estar cadastradas no CRAS, CREAS ou Programa Criança Feliz. “O principal objetivo é incentivar a agricultura familiar e atender as famílias que passam por vulnerabilidade alimentar, devido a pandemia”, explica a coordenadora do PAA, Laríssia Araújo.