A necessidade de procurar um profissional de saúde para a realização de exames para detecção do câncer de próstata, de forma precoce, foi uma das informações divulgadas em ação do novembro Azul realizada nesta quarta (17), com organização da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila alta, em Nova Timboteua. Diversos homens que foram ao evento puderam realizar a coleta de sangue para o exame do PSA e assistiram a uma palestra sobre a importância da detecção precoce da doença, além de outros cuidados com a saúde.
Durante a palestra, o médico Dr. Marcos Antônio explicou que a realização do exame que mede os níveis de PSA no sangue pode não ser suficiente, sendo necessário uma posterior realização de outros tipos de exames, entre eles, o exame de toque, método mais eficaz para detecção do câncer de próstata que, se diagnosticado precocemente, tem quase 100% de chances de cura. O médico alertou ainda que o procedimento é indispensável para homens a partir dos 50 anos.
“É muito importante a procura do posto de saúde, em casos de homens com idade acima dos 50 anos, apresentem algum tipo de sintoma.” Informou o Dr. Marcos Antônio.