Timbó Folia 2018 valorizará a cultura e o turismo Timboteuense

0

O carnaval em Nova Timboteua voltou a ser valorizado com a gestão de Socorrinha Pinheiro.

Os preparativos para o Timbó Folia 2018 já começaram. A Secretaria de Cultura e Turismo, SECULT, está realizando as inscrições dos blocos que, neste ano, irão receber o apoio da Prefeitura de Nova Timboteua para a confecção dos abadás. Já são mais de 15 (quinze) blocos escritos e, no dia 11 de janeiro, quinta-feira, foi realizada a primeira reunião com os responsáveis destes.

A secretária de Cultura e Turismo, Aldinaléia Alves, frisa o objetivo de promover um carnaval de rua que atenda as expectativas econômicas, turísticas e culturais com envolvimento ativo ou passivo das comunidades (urbana e rurais), reforçando as identidades peculiares e motivando o lazer, a criatividade e a integração do público em geral.

O Timbó Folia chegou a ser considerado a maior manifestação carnavalesca popular da região Bragantina. Porém, o evento foi abandonado há alguns anos e os ganhos culturais, turísticos e econômicos recaíram. “O que já estava se tornando tradição caiu na inatividade, mas não no esquecimento daqueles que um dia viveram as festas, que desfilaram no corredor da folia e que visitaram a cidade de Nova Timboteua, a qual por conta do carnaval já não era apenas a ‘cidade da festa do mingau’”, explica a secretária.

Retorno das tradições:

A gestão de Socorrinha Pinheiro retomou o Timbó Folia. Em 2017, apesar das dificuldades financeiras municipais, a festa foi valorizada novamente e os timboteuenses puderam se divertir em segurança. Neste ano, o esforço para fomentar a cultura local resultará em 3 (três) dias de festa carnavalesca. Festa que prioriza a diversão em família de modo seguro e tranquilo e induz o crescimento do turismo em Nova Timboteua.

“Se faz necessário a conscientização das lideranças culturais, o apoio dos órgãos públicos e a mobilização de todos para que o carnaval possa se fortalecer a cada ano, tenha sucesso e garanta a sustentabilidade financeira e turística em Nova Timboteua”, ressalta Aldinaléia Alves.

Em breve divulgaremos a programação do Timbó Folia 2018! Aguardem!

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade